Sim, eu sei que pareço obcecada com a obra de Jane Austen huahuahua, mas é que realmente me identifico com o estilo da autora.
Essa semana assisti ao seriado Orgulho e Preconceito, produzido pela emissora britânica BBC, de 1995 e fiquei muito feliz de ver como foi fiel ao livro. Com relação às atuações, achei a Lizzy e o sr Bennet perfeitos desde o início, mas os demais me pareceram um pouco artificiais - a Jane ficou muito apagada, Lydia ficou mais infantil do que eu esperava pelo livro, o sr Bingley então, parecia muito bobo no começo, e o sr Darcy, Colin Firth que me perdoe, mas parecia tão não ele!!!!! Mas isso mudou quando chegou o momento dele se declarar, a partir dali pensei: esse é o sr Darcy!!! Enfim, apesar dessas impressões iniciais, amei o seriado, ficou muito bom!!!
Também li Novelas Inacabadas da autora, duas obras que tiveram de ser interrompidas pela fragilidade da saúde e por fim, óbito de Jane. Os Watsons ficou curtinho, mas deu pra ver a marca de Jane nele, sua escrita fluida e leve, mais direta. A protagonista já se mostrava diferente das anteriores, o que costuma ser uma característica de sua obra. Sabe-se que ela abandonou essa história propositalmente(por circunstâncias pessoais), mas ficou um gostinho de "quero mais" rsrs.
Já em Sanditon, posso dizer que me diverti muito com seus 12 capítulos!!! Eis que Jane surpreende com um texto mais mordaz e cínico, abordando como tema as manias de doenças de algumas pessoas e a contradição que as envolve. Tenho certeza  de que seria um sucesso total!!! Enfim, uma pena que não teve tempo de continuar a escrevê-las, mas sua obra fica marcada em nossa história. 


Título Original: Pride and Prejudice
Elenco: Colin Firth, Jennifer Ehle, Benjamin Withrow, Alison Steadman, Susannah Harker, Crispin Bonham-Carter, Lucy Davis
Diretor: Simon Langton
Ano de produção: 1995
Emissora: BBC

Sinopse: Lizzy Bennet (Jennifer Ehle) é uma romântica e decidida mulher que não concebe a ideia de se casar sem amar o esposo, mas tem de enfrentar as formalidades de uma sociedade em que o matrimônio era só mais uma ferramenta de poder. 
Quando um jovem milionário, Mr. Bingley (Crispin Bonham-Carter), se estabelece na pequena Meryton, a calma do local é quebrada. Lizzy sente subitamente uma repulsa pelo amigo de Bingley, Mr. Darcy (Colin Firth), mas é envolvida em uma trama que a faria descobrir facetas ocultas de Darcy. 



Título: Novelas Incabadas - Os Watsons e Sanditon
Autora: Jane Austen
Ano: 2013
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 176


Imagens da web.

0 comentários:

Trechos

*Deveras, gosto de fazer essas coisas. Pegar a vida e fazer com a vida outras tantas vidas, fazendo de conta que a vida é diferente. Penso que, com isso, até melhoramos um pouquinho a vida. Aprendemos a melhorar a vida. E até melhoramos um pouquinho cada um de nós*

José Arrabal
Tecnologia do Blogger.

Afinidades